Voltar ao topo | Alojamento: Blogs do SAPO
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Linhas em jeito de diário. Inspiração. Homenagem a espíritos livres. Lugar de evocação. Registo do quotidiano, espaço de encontros. Refúgio de olhares. Espécie de tributo à escrita límpida, serena e franca de Marcello Duarte Mathias.

O Lyceé Français Charles Lepierre de Lisboa é uma escola internacional sob tutela do Governo de França. Os objectivos visados não serão muito diferentes daqueles para que aponta a Escola Portuguesa de Macau.
Mas enquanto ali se exibe orgulhosamente em território português a bandeira francesa [foto tirada em 26/9/2025], sem que ninguém se sinta menorizado, envergonhado ou ofendido, aqui, na escola portuguesa da RAEM, o pavilhão português ou está escondido ou é remetido para os cantos.
Como se houvesse um qualquer complexo imbecil de inferioridade colonial que nos desviasse do respeito e da dignidade devidos aos anfitriões e impedisse a bandeira portuguesa de estar na fachada do estabelecimento ao lado da bandeira chinesa, com o mesmo destaque e com as mesmas dimensões, tal como fizeram as autoridades de Pequim e o Chefe do Executivo de Macau aquando da última visita de um primeiro-ministro português.
O que, aliás, seria próprio e é adequado entre pessoas e povos de bem, entre gente que se respeita e cujos traços distintivos do seu carácter e da sua cultura não desaparecem com as mudanças de regime e as circunstâncias do momento.