Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visto de Macau

Linhas em jeito de diário. Inspiração. Homenagem a espíritos livres. Lugar de evocação. Registo do quotidiano, espaço de encontros. Refúgio de olhares. Espécie de tributo à escrita límpida, serena e franca de Marcello Duarte Mathias.



Terça-feira, 07.01.14

adjuntos

Pedro Lomba, secretário de Estado adjunto do ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, perante o exôdo de portugueses, qualificados e menos qualificados, desde que a equipa governativa que integra se predispôs a ir "além da troika", depois de analisar a situação concluiu, di-lo o Público de ontem (página 19), que o país precisa de "políticas mais integradas, que tenham em vista os que saem e os que entram". Vai daí sugere que se transforme o Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural (ACIDI) num organismo "trasnversal" e "pró-activo" destinado, entre outras tarefas, à identificação e captação de "imigração de elevado potencial ou de grande valor acrescentado" (sic).

Para lá do problema que o artigo sublinha quanto à questão política de se transformar mais um instituto da administração indirecta em administração pública directa, numa altura em que a carga fiscal não pára de crescer, em que os nossos melhores quadros são obrigados a sair de Portugal por falta de oportunidades e de condições trabalho, designadamente em matéria salarial, e com uma taxa de desemprego mais próxima dos 20 do que dos 10%, o dito adjunto do adjunto quer captar imigrantes de elevado potencial. Não sei o que terá ele para lhes oferecer, por exemplo, em matéria laboral, remuneratória, social, fiscal e de condições para a investigação científica, nem percebi se essa captação se fará a custo zero, mas não seria preferível, em vez de captar "crânios" lá fora, segurar aqueles que estão em Portugal, que se preparam para sair e que não necessitam de aprender a língua nem de um período de adaptação para começarem a produzir? Será que Lomba tem alguma coisa para oferecer aos que hão-de vir que não possa dar já aos que se preparam para sair?

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Sérgio de Almeida Correia





Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031



Posts mais comentados